08/07/2015 - A Paralisia Cerebral no Brasil

Audiência Pública para discutir “a paralisia cerebral no Brasil”. A audiência atendeu ao Requerimento nº 16/15, de autoria dos deputados Eduardo Barbosa, Mara Gabrilli e Felipe Bornier, aprovado neste Colegiado, em 06/05/2015.

Audiência pública realizada em 08/07/15.

LOCAL: Anexo II, Plenário 07
HORÁRIO: 14h30


Segundo a Associação Brasileira de Paralisia Cerebral, a Paralisia Cerebral (PC) descreve um grupo de desordens do desenvolvimento do movimento e da postura, causando limitações nas atividades. Referidas desordens são resultado de um dano no Sistema Nervoso Central (SNC), quando este ainda está em seu período de desenvolvimento, sendo sua incidência em torno de 2 a 3 por 1000 nascidos vivos nos países desenvolvidos.

Os principais fatos e causas da Paralisia Cerebral estão relacionados também a falta de acesso a serviços básicos de saúde, sendo importante discutir meios de se reduzir a quantidade de fatores que possam levar a paralisia cerebral, bem como as possibilidades de progressão da pessoa com paralisia cerebral.

Não existe um exame único para o diagnóstico de paralisia cerebral, sendo, portanto, fundamental o acompanhamento médico desde o início da gestação e durante toda a fase de desenvolvimento da criança, visando o diagnóstico e tratamento precoces e um menor número de complicações.

Pelo exposto, observa-se a necessidade de se discutir a paralisia cerebral no Brasil, juntando na mesma mesa representantes do governo e da sociedade civil organizada. Dentre os convidados, estavam representantes da Associação Cruz Verde, da Fraternidade Irmã Clara, ambas atuantes na área da Associação Brasileira de Paralisia Cerebral.

 

Palestrantes presentes:

Sra. Marilene Pacios - Superintendente da Associação Cruz Verde, São Paulo;

- Sra. Gabriella Souza Naves Médica Fisiatra, representando a Fraternidade Irmã Clara, São Paulo;

- Sr. João Alirio Teixeira Da Silva Júnior – Presidente da Associação Brasileira de Paralisia Cerebral; e

- Sra. Vera Mendes – Coordenadora-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, representando o Ministério da Saúde.