Vice-presidente da Cidoso se reúne com Conselho Municipal do Idoso que é referência no Brasil

A deputada federal Leandre (PV-PR) quer multiplicar a experiência de Veranópolis pelo Brasil
30/03/2017 16h35

Por Rafaela Feitoza - Assessoria da CIDOSO

Vice-presidente da Cidoso se reúne com Conselho Municipal do Idoso que é referência no Brasil

Leandre se reuniu com o prefeito e secretários de Veranópolis

Vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso), da Câmara dos Deputados, a deputada federal Leandre (PV-PR) esteve em Veranópolis-RS na última semana, com uma comitiva da Cidoso, para conhecer os projetos desenvolvidos para idosos na cidade que é conhecida como “terra da longevidade”. Nesta sexta-feira (07), Leandre se reuniu com o prefeito e secretários de diferentes pastas para conhecer todos os projetos da cidade que é conhecida também como um “laboratório de longevidade”, pelas pesquisas desenvolvidas em parceria com as universidades gaúchas.

Mas, as ações vão muito além disso e, em agosto, Veranópolis firmou um compromisso com a Organização Mundial de Saúde (OMS) para se tornar a primeira cidade brasileira Amiga do Idoso. Para conseguir o título, que só 320 cidades no mundo têm hoje, são necessárias várias ações, em diferentes áreas, com políticas públicas sérias e que tragam resultados.

Outro grande exemplo, que para Leandre precisa ser replicado e multiplicado pelo Brasil, é o funcionamento do Conselho Municipal do Idoso. Criado, juntamente com o Fundo Municipal do Idoso, ele tem interferência direta nas ações e políticas públicas desenvolvidas para a população acima dos 60 anos. As formas de ações e os projetos do Conselho foram apresentados à Leandre pela presidente Neide Maria Bruscato.

“A atuação do Conselho Municipal de Veranóplis é referência para o Brasil. Eles realizam um trabalho que precisa de muita dedicação, mas que nos mostrara que, com o Fundo Municipal criado para eles, é possível desenvolver muitas ações, políticas públicas. Os investimentos conquistados são em função do Fundo. Precisamos multiplicar pelo Brasil esta experiência”, comenta Leandre.

Nas próximas semanas, Neide Bruscato deve participar de uma audiência pública na Cidoso para mostrar a outros deputados da Comissão o trabalho desenvolvido em terras gaúchas.

Por Elaine Felchacka - Assessora de Imprensa da Deputada Leandre