Presidente da CIDOSO quer criar Centros de Referência à Pessoa Idosa em todos os estados

Roberto de Lucena apresentou uma emenda orçamentária, por intermédio da Comissão, para criar os Centros de Referência do Idoso de forma que sejam referência na área da geriatria ou gerontologia no Brasil.
30/03/2017 16h35

Por Alex Ferreira/ ASCOM CD

Presidente da CIDOSO quer criar Centros de Referência à Pessoa Idosa em todos os estados

Roberto de Lucena quer que os CRIs sejam referência na área da geriatria ou gerontologia no Brasil

O deputado federal Roberto de Lucena (PV/SP), presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO) da Câmara dos Deputados, apresentou uma emenda ao Orçamento Geral da União (OGU) no valor de R$ 300 milhões de reais, com o intuito de criar Centros de Referência à Pessoa Idosa em todos estados brasileiros.

Os Centros de Referência do Idoso (CRIs) são espaços de uso exclusivo para pessoas maiores de 60 anos, que oferecem atendimento médico ambulatorial aliados à espaços de convivência. O objetivo do parlamentar é disseminar esse atendimento especializado por todo o país, desenvolvendo ações de prevenção à violência, promoção da cidadania, combate ao preconceito e a discriminação, além de orientação jurídica, social e psicológica.

Roberto de Lucena quer que os CRIs sejam referência na área da geriatria ou gerontologia no Brasil. Por meio de uma equipe interdisciplinar capacitada, as vítimas de violência, o agressor e a família do idoso serão assistidos. “São vários os tipos de violência que o idoso sofre, e o mais impressionante é que 50% do agressores são os próprios filhos, seguidos dos cônjuges (20%)”, explicou o presidente da CIDOSO. Com o recurso proveniente desta emenda, Lucena ainda quer reforçar o serviço de atendimento do Disque-Idoso, para que esse canal oportunize às pessoas uma orientação geral sobre os Diretos Humanos e as garantias legais. “Existem hoje cerca de 600 milhões de pessoas com 60 anos de idade ou mais em todo o mundo. Até 2025 esse número deverá dobrar, e em 2050 serão dois bilhões de idosos. Esses dados nos chamam para a responsabilidade de cuidarmos, ainda mais, da pessoa idosa em nosso país”, destacou Lucena.

Texto: Izys Moreira - Assessoria de Imprensa