Paraná pode virar pioneiro no tratamento aos idosos

Deputada Leandre apresenta linha de atuação e mobiliza esferas governamentais e judiciárias, além de instituições e entidades que têm envolvimento com a causa das pessoas idosas
30/03/2017 16h35

Por Izys Moreira

Paraná pode virar pioneiro no tratamento aos idosos

Deputada federal Leandre (PV-PR) na Comissão do Idoso

A deputada federal Leandre (PV-PR) reservou sua agenda em Curitiba nesta semana para discutir a implantação de políticas públicas para pessoas idosas no Paraná. A linha de atuação de Leandre é desenvolver projetos pilotos no Paraná que possam ser levados ao restante do Brasil. E uma das primeiras ações é mobilizar várias entidades e instituições que estão envolvidas com a pessoa idosa e tornar o Paraná pioneiro no tratamento aoidoso. “É emergencial desenvolvermos e aplicarmos políticas públicas para a pessoa idosa. E precisamos mobilizar todas as esferas: os municípios, o Estado, a União e o Judiciário. Mas a participação da sociedade civil e das instituições que atuam hoje pelos idosos é fundamental. Somente trabalhando juntos vamos construir uma nova realidade para nossos idosos”, destacou Leandre.

A primeira audiência foi com a irmã Terezinha Tortelli, coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa. No encontro, além de apresentar seu trabalkho e projeto pelos idosos, Leandre recebeu da irmã Terezinha orientações para pontos fundamentais que precisam ser levados a debate para que possam ser sanados. “Toda contribuição é bem vinda e necessária. Precisamos ter a voz em uníssono, com todos falando a mesma língua para encurtar este caminho entre a criação das políticas necessárias e a implantação delas, efetivamente. Corremos contra o tempo quando estamos falando de ações pelos nossos idosos, estamos tratando de uma necessidade que já deveria ter sido provida em 2003, quando foi criado o Estatuto do Idoso”, afirma Leandre.

Leandre também participou da plenária ordinária do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná, onde fez uma explanação sobre seus projetos e indicações apresentados na Câmara dos Deputados. Leandre também pediu a união de todos os conselheiros para que o Paraná se torne pioneiro no atendimento ao idoso, pedindo a criação de uma rede de atuação. “Temos 126 cidades paranaenses que ainda não têm o conselho municipal do idoso e precisamos começar mudando isso. Vamos fazer uma carta compromisso com o poder público e as instituições envolvidas. Mobilizados conseguiremos ir muito mais longe e com muito mais força na luta pelo bem estar e proteção dos nossos idosos”, ressalta Leandre.

Por Elaine Felchacka - Assessoria da Parlamentar