Educação na terceira idade é tema de audiência pública na Cidoso

24/05/2017 12h25

Antonio Augusto / Câmara dos Deputado

Educação na terceira idade é tema de audiência pública na Cidoso

A deputada Leandre solicitou o debate sobre o tema na comissão

Educação na terceira idade é tema de audiência pública na Câmara dos Deputados

Por requerimento da deputada Leandre (PV-PR), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso) discutiu a importância de oportunidades de aprendizado e acesso à educação para pessoas acima de 60 anos de idade.

Um dos temas mais discutidos foi o papel das universidades na inclusão dos idosos.

A professora Rita de Cássia Oliveira falou sobre a Universidade Aberta para a Terceira Idade. Ela explica que essas universidades, conhecidas como UNATIs ou UATIs, são cursos, geralmente atrelados às universidades, na modalidade de educação não formal.

Segundo a professora, que é presidente da Associação Brasileira das UNATIs, o objetivo é elevar a autoestima do idoso; resgatar sua cidadania; possibilitar aquisição de conhecimento; e integrar a participação social e familiar do Idoso.

A deputada Raquel Muniz, que também é geriatra, destacou que a educação de idosos é um incentivo à participação política e auxílio para pesquisas que contribuem com a qualidade de vida desta faixa da população.

"A Universidade é um palco também para receber esses idosos, não só como extensão, mas como pesquisa também, os idosos que frequentam ali são de diferentes áreas, têm uma contribuição importante para dar e, mais do que isso, faz com que a Universidade possa estar debruçando sobre o assunto, porque a gente tem que atuar de maneira multidisciplinar no acolhimento aos idosos".

O Coordenador Geral de Educação de Jovens e Adultos do MEC, Carlos Humberto, disse que seria interessante que o governo ampliasse parceria com universidades e institutos federais para que houvesse mais experiências como as que foram apresentadas na audiência. 

A presidente da Associação Nacional de Gerontologia do Brasil (ANG Brasil), Tereza Lins, destacou que é importante deixar claro que trata-se de uma educação não formal. 

"Faziam 2 anos e meio, crentes que estavam tendo uma graduação, e aí foi um problema, os conselhos ‘deram’ em cima porque estavam vendendo um produto que não era realidade, então foi uma frustração muito grande. Então a Universidade Aberta, ela tem o papel dela que é fundamental, e eu acho que é preciso esclarecer às pessoas qual é o papel dela. Porque na ausência da educação formal, há uma cobrança que as UNATIs resolvam esse problema".

A deputada Creuza Pereira (PSB-PE), que tem 80 anos, destacou que a educação do Idoso vai além da sala de aula e da alfabetização. Para ela, o voltar para os estudos significa também socialização, momentos de lazer, conquistas de amizades, e ânimo para novas etapas.

Convidados: 

  • Sr. Carlos Humberto Spezia, Coordenador Geral de Educação de Jovens e Adultos do MEC. 
  • Sra. Tereza Lins, Presidente da Associação Nacional de Gerontologia do Brasil - ANG Brasil (Apresentação).
  • Sra. Rita de Cássia da Silva Oliveira, Presidente da Associação Brasileira das UNATI (Apresentação). 

Reportagem: Agência Câmara Notícias