Saúde e Envelhecimento foram temas de Fórum promovido pela Cidoso

Segundo especialistas, Brasil terá menos tempo e recursos para enfrentar envelhecimento da população
31/08/2017 11h42

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

Saúde e Envelhecimento foram temas de Fórum promovido pela Cidoso

O primeiro fórum interativo da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa fez um panorama sobre o atendimento à saúde no Brasil

O primeiro fórum interativo da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa fez um panorama sobre o atendimento à saúde no Brasil. 

A primeira edição do fórum interativo da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa fez um panorama sobre o atendimento à saúde no Brasil, tanto na rede pública quanto em relação aos planos de saúde, diante da mudança no perfil demográfico brasileiro.

Uma das conclusões é que a população com mais de 60 anos está crescendo em um ritmo muito acelerado, dando ao Brasil um tempo menor do que outros países para enfrentar o envelhecimento, e com menos recursos.

A professora Andréa Faustino, do Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília, lembrou que a longevidade maior traz também uma maior incidência de doenças crônicas, como hipertensão, câncer e demências.

Ela salientou que as deficiências no sistema público de saúde começam na atenção básica. "A gente tem deficit na quantidade de profissionais, na estrutura física, nos equipamentos e na rede de exames complementares, o que dificulta muitas vezes diagnósticos precoces de muitas doenças que poderiam ser tratadas nesse nível de atenção à saúde", afirmou Andréa.

Mudança no atendimento
Já a representante da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Michele Rangel, ressaltou que muitos problemas são comuns à rede pública e privada. Ela disse que a mudança nos padrões de adoecimento decorrentes do envelhecimento da população não foi acompanhada por uma mudança no atendimento de saúde.

Ela também criticou o modelo de remuneração dos profissionais, que segundo ela não ganham pela qualidade do tratamento, mas pelo número de procedimentos realizados. "Isso gera um descompromisso com o resultado, um descompromisso com a qualidade e desperdício de dinheiro."

Durante o fórum, Michele apresentou o Projeto "Idoso Bem Cuidado", da ANS, um programa piloto de acolhimento e de atenção integrada no cuidado aos idosos que já conta com a adesão de 66 planos de saúde de todo o País.

Avanços tecnológicos
A deputada Creuza Pereira (PSB-PE), que tem 81 anos e participou do fórum por teleconferência, comemorou os avanços tecnológicos em saúde que permitem o aumento da longevidade.

"A gente vai podendo ser um idoso ativo, guardar a alegria de viver enquanto for possível, e não ser um peso tão grande para aqueles com quem nós vamos trabalhar", ressaltou.

Acessibilidade
A próxima edição do fórum interativo da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa vai ser no final de setembro e vai tratar de dois temas: Acessibilidade e Cidades Amigas do Idoso.

 

Convidadas

  • Prof. Dra Andreia Mathes Faustino, professora do Departamento de Enfermagem e Coordenadora da Liga Acadêmica de Gerontologia da Universidade de Brasília (Apresentação)
  • Sra. Michelle Mello de Souza Rangel, Diretora-Adjunta de Desenvolvimento Setorial, Agência Nacional de Saúde. (Apresentação)

 

Agência Câmara Notícias

Reportagem – Cláudio Ferreira
Edição – Newton Araújo