Comissões promovem debate sobre questões relacionadas à surdez

28/08/2017 18h35

Por Agência Câmara Notícias 

As comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e de Seguridade Social e Família debateram no dia 16 de agosto de questões relacionadas à saúde auditiva. O debate foi realizado a pedido da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC).

A deputada citou dados do Censo de 2010 realizado pelo IBGE, onde é estimado que cerca 9,7 milhões de pessoas têm deficiência auditiva. Desses, 2.147.366 milhões apresentam deficiência auditiva severa, situação em que há uma perda entre 70 e 90 decibéis (dB). Cerca de um milhão são jovens até 19 anos.

Segundo a deputada, para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a reabilitação com o auxílio do aparelho de amplificação sonora individual (AASI) e implantes cocleares. Entre 2012 e 2014 o Ministério da Saúde financiou 624.715 aparelhos auditivos. Além disso, desde 2012 foram equipadas 75 maternidades com aparelho de triagem auditiva neonatal e a previsão é equipar mais 737 maternidades até 2019.

 

Participantes:
Dra.Thelma Regina da Silva Costa, presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia (Apresentação);

Miguel Ângelo Hyppolito e Fayez Bahnad Jr., representantes da Associação Brasileira de Otorrinolaringologista e Cirurgia Cérvico Facial (Apresentação); e 

- a coordenadora-geral da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Odília Brígido de Sousa (Apresentação).