Comissão do Idoso promove exposição fotográfica sobre os sonhos das pessoas idosas

Os idosos têm o direito de sonhar? Os desejos dos mais velhos merecem crédito? Como contribuir para que simples anseios se realizem e se tornem grandes alegrias? “Sonhos” é o tema da exposição da fotógrafa Danielle Silveira, promovida pela Comissão do Idoso.
30/03/2017 16h35

Danielle Silveira

Comissão do Idoso promove exposição fotográfica sobre os sonhos das pessoas idosas

"Ainda quero dançar muito"

Os idosos têm o direito de sonhar? Os desejos dos mais velhos merecem crédito? Como contribuir para que simples anseios se realizem e se tornem grandes alegrias? “Sonhos” é o tema da exposição da fotógrafa Danielle Silveira, promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO) da Câmara dos Deputados.

O lançamento da exposição fotográfica está previsto para o dia 04 de outubro, às 16h, no Espaço Mário Covas do Anexo II da Câmara Federal. O evento tem por objetivo motivar o cidadão a prestar mais atenção à terceira idade. Tantas vezes esquecidos pelas famílias e pelos governos, os idosos são retratados aqui não como excluídos, mas como pessoas merecedoras de respeito e atenção.

Dados demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) preveem que em 2030 a proporção de idosos na população geral será de 18%, contra 11,7% em 2015. Para o presidente da Comissão do Idoso, o deputado federal Roberto de Lucena (PV/SP), esse quadro é um alerta. “A CIDOSO vêm buscando o debate sobre propostas, ações e políticas públicas que garantam o envelhecimento da nossa população brasileira de forma ativa e promissora. Cuidemos hoje do nosso futuro! Todos os idosos merecem o nosso respeito, amor, carinho, dedicação e consideração. Quero acreditar que o Brasil do futuro irá proporcionar a todas as pessoas, um envelhecimento ativo com qualidade de vida. Esta é a minha meta”, afirmou o parlamentar. A 19 fotografias ficarão expostas de segunda à sexta-feira (03/10 à 07/10).

A fotógrafa Danielle Silveira Sobre a fotógrafa
Danielle Silveira é especializada no registro de casamentos. Faz parte de uma das mais importantes associações de fotógrafos de bodas do mundo, a International Society of Professional Wedding Photographers (ISPWP). Desta vez, sentiu-se impelida a desenvolver um trabalho voluntário de responsabilidade social: fotografou os idosos que residem no asilo Nosso Lar São Vicente de Paulo. Esta casa é localizada em Boituva, interior de São Paulo, cidade onde ela mora atualmente. Danielle publicou as imagens em uma rede social e ficou surpresa com a repercussão: mais de 1,6 milhão de visualizações em poucos dias.

Sobre a exposição
A inspiração de Danielle Silveira veio de um trabalho feito pelo animador sociocultural Ângelo Valente e pela gerontóloga Sofia Nunes, membros da equipe técnica do Centro Comunitário Gafanha do Carmo, um lar de idosos localizado em Aveiro, Portugal. Eles reuniram idosos que frequentam o local para responder em uma lousa à seguinte pergunta: “O que você quer fazer antes de morrer?”. Por sua vez, esta iniciativa portuguesa foi inspirada no projeto artístico Before I Die, com ideia similar, realizado nos Estados Unidos. Ambos projetos também ganharam a internet e possibilitaram a realização de vários sonhos.

Ir ao casamento da neta, poder caminhar de novo, dançar forró, pular de paraquedas... Alguns dos sonhos dos idosos assistidos pelo abrigo Nosso Lar São Vicente de Paulo foram concretizados por pessoas que se solidarizaram com a campanha. Mas há ainda muitos outros idosos — com desejos expressos ou não nas 19 fotos desta exposição — à espera de padrinhos e patrocinadores. A realização desses sonhos significará certamente mais alegria, mais qualidade de vida e mais cidadania para a terceira idade.


Texto: Izys Moreira - Assessoria de Imprensa
Com informações da Assessoria da Câmara dos Deputados
Foto: Danielle Silveira