Comissão discute a situação das Instituições de Longa Permanência para Idosos no Brasil

25/05/2017 12h20

Billy Boss/Câmara dos Deputados

Comissão discute a situação das Instituições de Longa Permanência para Idosos no Brasil

Deputada Carmen Zanotto(PPS/SC) destaca a necessidade de recursos para que instituições atendam determinações do Estatuto do Idoso

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara se reuniu em audiência pública para discutir a situação das Instituições de Longa Permanência para Idosos no Brasil.

O diretor do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Conasems, Hisham Amida, lembrou que atualmente 10% da população é composta por pessoas com mais de 60 anos.
Para o Conasems é prioritário que os idosos estejam na pauta de discussões sobre saúde em todo o país.

"Então esse bem-estar ele vai através da academia de saúde, da disponibilização de lazer dessa integração do centro de convivência, de vivência junto à secretaria de desenvolvimento social. E isso é pauta constante nossa também para esse fortalecimento e esse resgate da autoestima e consequentemente uma melhora na qualidade de vida dos nosso idosos."

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário existem no país atualmente 1558 unidades de abrigo de idosos, deste total 1394 são instituições não governamentais que recebem auxílio do governo. Mas a representante do ministério, Vera Lúcia Campelo, reconhece que os recursos são insuficientes para garantir um atendimento adequado.

"Esse recurso está muito defasado e não tem reajuste desde 2005. A gente entende a necessidade de haver uma expansão e a gente vem fazendo um estudo para expandir esse co-financiamento."

A diretora do Asilo Vicentino de Lages, em Santa Catarina, Zilda Furlan, concorda que o principal problema das instituições não governamentais que atendem ao idoso é a falta de recursos.

"Realmente falta muito esse suporte do poder público para que as instituições deem uma qualidade de vida melhor para os idosos, que as instituições possam ter esse suporte do poder público para que desenvolvam um bom trabalho."

A deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), afirmou que é preciso garantir recursos para que as instituições de longa permanência para idosos possam cumprir todas as determinações legais previstas no Estatuto do Idoso.

"Não é mais uma instituição de depósito de pessoas idosas, muito pelo contrário, é uma residência onde esses idosos permanecem com toda a parte de alimentação, de assistência médica, várias atividades de recreação com esses idosos. Agora a família tem uma grande responsabilidade, hoje a gente aceita com mais facilidade a colocação de um familiar numa instituição de longa permanência, mas não é para colocar nessa instituição e abandonar."

Em 2050 haverá no Brasil um idoso para cada criança, e esses dois grupos juntos devem representar 18% da população.

 

Convidados: 

  • Sr. Hisham Hamida, Diretor do Conselho Nacional de Secretarias Municipaisde Saúde, CONASEMS
  • Sr. Bahij Amin, Vice-Presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso - CNDI
  • Sra. Vera Lúcia Campelo, Coordenadora de Serviços de Acolhimento, da Secretaria Nacional de Assistência Social, do Ministério do Desenvolvimento Social (Apresentação). 
  • Sra. Alice Alves de Souza, Coordenadora de Serviços de Interesse da Saúde da Gerência -Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde da Anvisa (Apresentação).
  • Sra Zilda Furlan, Diretora do Asilo Vicentino do Município de Lages - SC (Apresentação)

Reportagem: Agência Câmara Notícias