Comissão tem 1ª reunião deliberativa do ano com apresentação e aprovação de requerimentos
Após um ano de trabalhos interrompidos devido às medidas de prevenção contra a pandemia do coronavírus, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO), realizou nesta quinta-feira, 18, a primeira reunião deliberativa do ano, com condução do presidente Deputado Dr. Frederico (PATRIOTA-MG), e com presença dos Deputados membros, alguns no modo presencial e demais no virtual, participando de acordo com as regras da deliberação remota.
Com importantes contribuições e discussões, foram aprovados 7 requerimentos e as proposições remanescentes serão apresentadas em reunião oportuna.
Dentre os aprovados, dois requerimentos apresentados pelo Deputado Denis Bezerra (PSB-CE). O primeiro permitirá Audiência Pública para discutir a criação do Dia Nacional de Combate ao Ageísmo, que é a discriminação por idade. Em outro requerimento solicita a realização de Audiência Pública para debater o reajuste nos planos de saúde em 2021.
O envelhecimento e a atenção à saúde mental do idoso foi objeto dos três requerimentos da Deputada Paula Belmonte (CIDADANIA-DF), solicitando uma Audiência Pública para debater a implementação de uma rede de apoio à causa da saúde mental, e uma reunião técnica para apresentar o Programa Universidade do Envelhecer da UNB.
De autoria do vice-presidente da Comissão, Deputado Ossesio Silva (REPUBLICANOS-PE), o requerimento aprovado pede Audiência Pública para discutir a candidatura do Brasil em sediar a 3ª Assembleia Mundial sobre Envelhecimento, em 2022.
O último requerimento, da Deputada Leandre Dal Ponte (PV-PR) diz respeito à urgência da cobertura vacinal para os idosos, com solicitação de informações junto ao Ministério da Saúde sobre os números dos idosos já vacinados contra a Covid-19 em todo país.