Seminário dia 17 de junho como o Dia Mundial de Luta Contra a Desertificação

Mineiro propõe seminário para debater o Dia Mundial de Luta contra a Desertificação O deputado federal Fernando Mineiro (PT/RN) apresentou requerimento à Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara Federal, propondo a realização de seminário para debater o problema da desertificação. O evento será realizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco, na cidade de Juazeiro (BA), no dia 17 de junho, instituído pela ONU como Dia Mundial de Luta Contra a Desertificação.
05/06/2023 14h35

 

Para o parlamentar, o reconhecimento da importância do problema em escala global tem levado a comunidade internacional a estabelecer acordos para avançar conjuntamente no desenvolvimento de ações voltadas ao combate à desertificação. 

No Brasil, as áreas de semiárido possuem uma extensão de 1.340.863 km² e contam com uma população de 34 milhões de pessoas, sendo que 50% estão abaixo da linha da pobreza. Segundo o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Fundação Cearense de Meteorologia (FUNCEME), 70,5 mil km² do semiárido brasileiro já podem ser considerados como área desertificada. 

Essas áreas já atingiram um nível de degradação em que não é mais possível ter produção agrícola e a produtividade dos recursos naturais é muito baixa, com profundo reflexo sobre a capacidade de suporte para a vida humana e animal. 

Além de Fernando Mineiro, a deputada Ivoneide Caetano (PT/BA) e os deputados Carlos Veras (PT/PE) e Túlio Gadêlha (REDE/PE) assinaram o requerimento para a realização do seminário. 

Confira a programação do evento, que acontecerá das 9h às 17h:

 

Mesa: CARACTERIZAÇÃO, PERFIL SOCIOECONÔMICO E DESENVOLVIMENTO DO SEMIÁRIDO.

COORDENAÇÃO:  DEPUTADO FEDERAL FERNANDO MINEIRO


ALEXANDRE HENRIQUE BEZERRA PIRES Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima - MMA


TELIO NOBRE LEITE Reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF


MANOELA GOMES DE OLIVEIRA BEZERRA Coordenadora da Unidade Regional Sertão do São Francisco de Juazeiro (Bahia) - INEMA/ABEMA


PAULO PEDRO DE CARVALHO Membro da Coordenação da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) pelo Estado de Pernambuco (PE) - ASA/Caatinga - PE


PAULO CARLOS GOMES DA SILVA Pesquisador da Embrapa Semiárido


O Seminário acontece no COMPLEXO MULTIEVENTOS da UNIVASF, que fica na rua do Paraíso, Juazeiro (BA). 

 

Você também poderá acompanhar a transmissão ao vivo por aqui https://youtube.com/live/GUo6J5mLst

Ou no link da TV Caatinga: https://www.youtube.com/watch?v=V1PxdVubOOQ
Data: 17 de junho
Horário: 08h de Brasília (GMT-3)

Local: Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf/ Rua do Paraíso, Santo Antônio - Juazeiro, BA