Seminário - As Unidades de Conservação no Brasil: Situação atual e oportunidades.

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizará Seminário sobre “As Unidades de Conservação no Brasil: Situação atual e oportunidades.”. O evento será realizado no dia 07/06/2017, de 09 às 17h, no Plenário 2 do Anexo II da Câmara dos Deputados.
30/05/2017 11h40

Foto: Sérgio Vale

Seminário - As Unidades de Conservação no Brasil: Situação atual e oportunidades.

Reserva Extrativista Chico Mendes - Unidade de Conservação de Uso Sustentável

Por requerimento do Deputado Nilto Tatto (PT/SP), Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, será realizado Seminário sobre “As Unidades de Conservação no Brasil: Situação atual e oportunidades”. O objetivo deste seminário é debater a situação atual das UCs, os desafios de sua gestão e as oportunidades que elas oferecem para fomento ao turismo sustentável e para a dinamização das economias locais.

O Brasil é o país mais biodiverso do mundo e possui 2.219 unidades de conservação (UCs) continentais e marinhas. As UCs visam conservar a diversidade biológica, seja por meio da preservação dos ecossistemas, seja por meio de seu uso sustentável. Muitas delas, especialmente os parques, foram instituídas em áreas de imenso potencial paisagístico.

O evento, que faz parte da programação da “SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2017 – Desafios para a sustentabilidade em uma conjuntura de retrocessos”, será realizado no dia 07/06/2017, de 09 às 17h, no Plenário 2 do Anexo II da Câmara dos Deputados.

Confira a programação completa abaixo, se inscreva e participe.

 

AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO BRASIL: SITUAÇÃO ATUAL E OPORTUNIDADES

ABERTURA
-- Deputado Federal Rodrigo Maia, Presidente da Câmara dos Deputados
-- Ministro José Sarney Filho, Ministro do Meio Ambiente
-- Ministro Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin, Superior Tribunal de Justiça (STJ) (**)
-- Deputado Federal Nilto Tatto, Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados
-- Paulo Henrique Marostegan e Carneiro, Diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (*)

-- Pedro Luiz Passos, Presidente da Fundação SOS Mata Atlântica (**)


AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO BRASIL
-- Representante do Programa BIOTA-FAPESP - A importância das Unidades de Conservação em um país megadiverso como o Brasil - 
-- Moara Giasson - Assessora da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente - Quadro geral das Unidades de Conservação Federais no Brasil

-- Clóvis Ricardo S. Borges, Conselheiro da Rede Pró Unidades de Conservação (*)

AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E A AMAZÔNIA
-- Rosa Lemos de Sá - Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) - Principais resultados e perspectivas do Programa Arpa - Áreas Protegidas da Amazônia (*)
-- João Paulo R. Capobianco - Presidente do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) - A contribuição das Unidades de Conservação no Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia PPCDAm (*)
-- Heron Martins - Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) - As situação do desmatamento em Unidades de Conservação na Amazônia Legal (*)
-- Georgiane Titan - Analista de Negócios Representante do SEBRAE do Estado do Pará - A Produção de cosméticos com matérias primas oriundas da Biodiversidade Amazônica (**)

O DESAFIO DA IMPLEMENTAÇÃO DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO BRASIL

-- Angela Kuczach, Diretora Executiva da Rede Nacional Pró-unidades de Conservação - Cenários, desafios e oportunidades em nível nacional e internacional de Unidades de Conservação (*)
-- Ricardo Soavinski - Presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio - Perspectivas para a implementação das Unidades de Conservação Federais nos biomas brasileiros (**)
-- Fernando Pieroni -  Instituto SemeiaO potencial das unidades de conservação na dinamização da economia local (*)

-- Erika Guimarães - Fundação SOS Mata Atlântica - Programa de Incentivo às RPPNs da Mata Atlântica  (*)

-- Dailey Fischer - Instituto Mater Natura - A experiência inovadora da Rede Gestora Corredor das Araucárias (REGE) (*)

-- Benedito Alves da Silva (Ditão) - Circuito Quilombola do Vale do Ribeira - A Contribuição das populações tradicionais na implementação das Unidades de Conservação (*)

-- Prof. Dr. André Cunha - Centro de Excelência em Turismo da UNB, Centro UNB Cerrado e Departamento de Ecologia - Perspectiva do ecoturismo nas Unidades de Conservação da Natureza  (**)



LEGENDA:

Confirmado ( * )
Não virá ( ** )
Não Confirmado ( )

 

INSCRIÇÕES: https://www.camara.leg.br/eventos-divulgacao/evento?id=41661