Logística reversa será tema de audiência pública na CMADS

CMADS realizará audiência pública para debater “Os Avanços e Desafios da Logística Reversa”. O evento será realizado no dia 05 de setembro de 2017 (terça-feira), às 14 horas, no Plenário 08 da Câmara dos Deputados (Anexo II), e contará com transmissão ao vivo pelo portal e-Democracia.
30/08/2017 18h10

Angelo Antônio Duarte/O Globo (https://oglobo.globo.com/rio/secretaria-do-ambiente-contesta-relatorio-da-abrelpe-sobre-lixo-8542045)

Logística reversa será tema de audiência pública na CMADS

Aterro sanitário

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizará audiência pública para debater “Os Avanços e Desafios da Logística Reversa”. O proponente do evento foi o Deputado Carlos Gomes (PRB/RS), pelo requerimento número 186/2017.

Segundo a Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

No requerimento para a realização do evento, o Deputado Carlos Gomes (PRB/RS) defende que o instrumento da logística reversa é fundamental para mudar o atual cenário dos resíduos sólidos no Brasil. Dados apontam que o total de resíduos sólidos produzidos no Brasil vem aumentando com o passar dos danos, mas apenas 58% do volume total coletado tem uma destinação correta. Dessa maneira, a logística reversa torna-se indispensável para garantir a destinação adequada dos resíduos de forma independente do serviço público de limpeza urbana.

Para o Deputado, o debate vai contribuir para que a Comissão se atualize sobre o tema e conheça os avanços e desafios do setor, em especial nas cadeias produtivas de lâmpadas, embalagens, eletroeletrônicos e pilhas e baterias, que estão, por lei, obrigadas ao sistema da logística reversa.

O evento será realizado no dia 05 de setembro de 2017 (terça-feira), às 14 horas, no Plenário 08 da Câmara dos Deputados (Anexo II), e contará com transmissão ao vivo pelo portal e-Democracia. 

Acesse e participe com perguntas e sugestões: https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/320

 

Confira abaixo a programação completa:

 

OS AVANÇOS E DESAFIOS DA LOGÍSTICA REVERSA

- Requerimento nº 186/2017 - do Deputado Carlos Gomes (PRB/RS)

EXPOSITORES: 

- ZILDA MARIA FARIA VELOSO, Diretora do DQAR - Departamento de Qualidade Ambiental e Gestão de Resíduos do do MMA - Ministério do Meio Ambiente (*)

- CARLOS ROBERTO VIEIRA DA SILVA FILHO, Diretor Presidente da Abrelpe - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (*)

- MÁRCIO FERNANDO QUINTINO, Diretor Presidente da Reciclus - Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação (*)

- VICTOR BICCA, Presidente da Cempre - Compromisso Empresarial para Reciclagem (*)

- JOÃO CARLOS REDONDO, Diretor do Departamento de Sustentabilidade da Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Elétrica e Eletrônica (*)

LEGENDA:
( ) a confirmar
(*) confirmado
(**) não virá