Dia Mundial do Meio Ambiente

05/06/2016 07h00

       Hoje comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, data estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a conferência de Estocolmo que tratou do tema ambiente. A intenção é trabalhar a conscientização da população mundial, principalmente, no que diz respeito à preservação. Mas a verdade é que o tema ganha, a cada ano, mais visibilidade e importância não só no país, mas em todo o mundo.

         No Brasil, a expressão sustentabilidade se destacou após a realização da Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, no Rio de Janeiro. Em muitos países ocorrem acordos ambientais e definição de políticas voltadas para a proteção do meio ambiente. Este ano mesmo, em abril, tive a grata oportunidade de participar da cerimônia de assinatura do Acordo de Paris sobre Mudança do Clima na sede das Nações Unidas, em Nova York.

         Sustentabilidade é a palavra da moda. Muitos falam, mas nem todos sabem a importância e abrangência dela. Trata-se da capacidade do ser humano de interagir com o mundo preservando o meio para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. E isso significa que, ao pensarmos no próximo, temos a obrigação de agir de modo sustentável, sempre.

         Mas a verdade meus amigos, é que a sustentabilidade integra várias questões, inclusive sociais, econômicas e culturais. Por isso o tema é tão importante e extremamente debatido na Câmara dos Deputados, principalmente no âmbito da Comissão do Meio Ambiente.

         Dentre as competências da CMADS, tratamos da política e o sistema nacional do meio ambiente, direito ambiental e legislação de defesa ecológica. As sessões, pela complexidade do assunto e pelas decisões tomadas refletirem em toda a sociedade, são cada vez mais acaloradas. De fato, trabalhamos temas extremamente importantes, mas a questão do Licenciamento Ambiental tem gerado os maiores debates, pois trata-se do principal instrumento de mediação de conflitos entre instituições e sociedade.

         Por isto, neste dia, em todas as redes sociais e veículos de comunicação, certamente encontraremos menções sobre a data e a divulgação de práticas a serem adotadas. Então convido vocês, leitores, a abraçarem a causa. Divulguem, colaborem, adotem ações de sustentabilidade. É importante termos a consciência de que a continuação da sobrevivência do nosso povo, está totalmente ligada a preservação dos recursos naturais do nosso planeta.

 

 LUIZ LAURO FILHO

Deputado Federal e Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.