Carla Zambelli assume presidência e afirma compromisso em atender ao interesse público
A deputada federal Carla Zambelli tomou posse, na tarde desta sexta-feira (12), no cargo de presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. A parlamentar foi eleita com 10 votos.
Em seu discurso, Zambelli agradeceu o apoio recebido das lideranças partidárias e lembrou que o PSL, base do presidente Jair Bolsonaro, escolheu 03 mulheres para comandar as comissões a que tinha direito.
Segundo a deputada, o objetivo de seu trabalho será “conciliar as diferentes visões de mundo para atender ao interesse público” e afirmou que o seu papel será institucional, respeitando todas as diferenças de opinião existentes entre os pares.
Carla Zambelli lembrou que o Brasil é um exemplo de sustentabilidade para o mundo e citou, entre outros exemplos, que “66% da mata nativa e 84% da Amazônia são preservadas, 45% da matriz energética e 75% da matriz elétrica são renováveis e que o Brasil é responsável por menos de 3% das emissões mundiais de gases-estufa”.
A parlamentar pontuou ações do Ministério do Meio Ambiente em prol de um clima melhor. Entre as iniciativas estão o Programa Floresta +, Programa Adote um Parque e Parque +, além da agenda ambiental urbana do Governo Federal, que englobam o Marco do Saneamento, os programas Lixão Zero e Cidades+Verdes e o Plano de Combate ao Lixo no Mar.
De acordo com Zambelli, a comissão tem diversos desafios ao longo do ano. Entre os elencados, estão o combate aos crimes e ilegalidades com foco em desmatamento ilegal, a regularização fundiária e a necessidade de avanço em relações internacionais.