Comissão promove seminário sobre segurança de barragens no país

14/05/2019 - Brasília (DF) – A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados vai promover amanhã, 15/05, seminário sobre a segurança de barragens no país. O evento foi proposto pelo presidente do Colegiado, deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB/SP) e será realizado no Plenário 2 do Anexo II, a partir das 9h30.
14/05/2019 16h15

Assessoria do deputado

Comissão promove seminário sobre segurança de barragens no país

Seminário "Segurança das Barragens"

CRIMES AMBIENTAIS

 Agostinho está preocupado com a atual situação dessa atividade. No requerimento apresentado para a audiência, ele elencou os crimes ambientais ocorridos em Minas Gerais, como o rompimento da barragem da mineradora Samarco na cidade de Mariana e o rompimento da barragem do Córrego do Feijó, da mineradora Vale, em Brumadinho. “Em ambos os casos, milhões de metros cúbicos de rejeitos se espalharam numa avalanche de enormes proporções, vitimando seres humanos, dizimando cidades e causando perdas ambientais irrecuperáveis. O seminário será uma oportunidade para o Poder Legislativo acompanhar e entender a real situação das inúmeras barragens instaladas no país”, argumentou o deputado. 

O parlamentar paulista alerta que somente 3% das 24 mil barragens voltadas à irrigação e exploração hidrelétrica, abastecimento, uso animal, aquicultura, contenção de resíduos minerais e industriais existentes no país foram vistoriadas. “Infelizmente, novos desastres poderão acontecer caso não sejam adotadas medidas preventivas urgentes. Cerca de 3,5 milhões de pessoas vivem em regiões onde estão localizadas barragens em risco de rompimento”, alertou. 

CONVIDADOS 

Participarão da audiência os representantes do Ministério Público Estadual de Minas Gerais, da Agência Nacional de Águas, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas, da Defesa Civil, do comitê da bacia hidrográfica dos rios São Francisco, Paraopeba e da represa de Três Marias. Confira a programação completa:  https://www.camara.leg.br/internet/ordemdodia/integras/1740803.htm