Comissão de Meio Ambiente vai debater intenção da Petrobras de explorar petróleo e gás na foz do rio Amazonas
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou hoje (17) requerimento de autoria do deputado Ivan Valente (PSOL-SP) que solicita a realização de uma audiência pública para debater a intenção da Petrobras de explorar petróleo e gás na foz do rio Amazonas. O requerimento também foi subscrito pela deputada Socorro Neri e pelo deputado José Priante, que é o presidente da comissão.
O autor do requerimento, deputado Ivan Valente, disse em sua justificativa que é indispensável a realização de debates públicos para exposição de motivos acerca dessa atividade de exploração na foz do Amazonas, para coleta de diferentes perspectivas a serem levadas em conta pelo poder público ao autorizar a atividade pleiteada pela Petrobras.
O presidente da Comissão, deputado José Priante, defendeu que as pesquisas e estudos sobre o tema sejam feitos e que os parlamentares se debrucem sobre as análises de viabilidade do empreendimento, levando em consideração todas as preocupações com o meio ambiente e também pensando no desenvolvimento que a exploração do petróleo poderá trazer para a região. “Temos que garantir a pesquisa e os devidos cuidados ambientais na exploração”, afirmou o parlamentar.
Entre os convidados para a audiência estão: representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério de Minas e Energia, presidente do Ibama - Rodrigo Agostinho, representante da Petrobras e os secretários de meio ambiente do Pará e do Amapá.