CMADS realizou Audiência Pública para debater a Logística Reversa do Setor Farmacêutico
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizará audiência pública para debater a Logística Reversa do Setor Farmacêutico e a Farmácia Solidare. O proponente do debate foi o Deputado Carlos Gomes (PRB/RS), pelo Requerimento nº269/2018
O Brasil se posiciona como o sétimo país do mundo em venda de medicamentos, com cerca de 70,4 mil farmácias.
E mesmo com um número tão expressivo, o país não tem um acordo de logística reversa – método que consiste em tratar o fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até ao local de origem – no setor.
O problema expõe o Brasil a casos de riscos ambientais e de saúde pública decorrentes do descarte inadequado dos produtos farmacêuticos. Junto a isso, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), desde 1996, os remédios ocupam o primeiro lugar entre os agentes causadores de intoxicações.
A ideia, é mostrar que é possível colocar em prática medidas realizadas - como o Projeto Farmácia Solidare, desenvolvido pela prefeitura de Farroupilha/RS – por exemplo, para contribuir no tratamento de saúde de pessoas carentes, reduzir o desperdício de medicamentos e o descarte incorreto no meio ambiente, além de evitar a intoxicação de pessoas e dos recursos naturais.
O evento foi transmitido pelo e-democracia. Participe!
https://bit.ly/edemocracia_791