CMADS vai promover o primeiro Seminário Nacional de Governo sobre clima, florestas e agricultura

O requerimento é de proposição do presidente da Comissão, deputado Rodrigo Agostinho (PSB/SP). Brasília (27/03/19) – Na reunião deliberativa de hoje (27) da CMADS foi aprovado, entre outros, o requerimento de proposição do deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB/SP), que prevê a realização do primeiro Seminário Nacional de Governo Aberto em Clima, Florestas e Agricultura a ser realizado na Câmara dos Deputados.
27/03/2019 15h05

Fonte: Samanta

CMADS vai promover o primeiro Seminário Nacional de Governo sobre clima, florestas e agricultura

Reunião deliberativa CMADS

Na avaliação do presidente do colegiado, os temas a serem abrangidos pelo seminário são preocupações constantes da sociedade. “Esse seminário será uma grande oportunidade para debatermos os temas que são correlatos e caros à sociedade. A transparência e o acesso à informação são direitos fundamentais de todos os cidadãos que desejam compreender a sua relação com as políticas e as questões ambientais”, argumentou Agostinho. 

Agostinho propôs ainda que seja realizado pela CMADS um curso de Legislação Ambiental, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.   

Os requerimentos 8/19 - que prevê a realização de audiência pública para debater sobre reciclagem e o 13/19 - que requer a realização de audiência pública para discutir sobre a proibição de criar passeriformes em cativeiro, do deputado federal Carlos Gomes (PRB/SP), também foram aprovados na Comissão. 

As proposições do parlamentar Nilto Tatto, req 11/19 e 12/19, que solicitou audiência pública para discutir os resultados da reavaliação toxicológica do glifosato, realizada pela Anvisa e audiência pública para discutir sobre a mineração da região do rio Tapajós no estado do Pará também receberam apoio do colegiado. 

Temas relacionados à proteção animal também nortearam a reunião. Os PL’s 6881/17 - que prevê a proibição do uso de fogos de artifício com estampido e o 9980/18 - que impede o uso de animais na caça - ambos do deputado federal Ricardo Izar (PP/SP) e com relatoria do deputado Nilto Tatto (PT/SP) - foram aprovados por unanimidade pelos parlamentares. 

Para Ricardo Izar, a aprovação dos projetos significa um avanço, tanto para as pessoas que sofrem muito com barulho - como idosos, crianças autistas, bebês e pessoas hospitalizadas, por exemplo quanto para os animais.