Comissão discute Plano Amazônia Sustentável
Aprovado por unanimidade, nesta quarta (14/05), requerimento do deputado Nilson Pinto (PSDB/PA), que solicita audiência Pública para ouvir o Ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, sobre o Plano Amazônia Sustentável (PAS) apresentado pelo governo no último dia 8 de maio.
O anúncio do PAS foi recebido por muitos parlamentares como um conjunto de medidas requentadas na pasta de Meio Ambiente e, segundo o presidente da Comissão, deputado André de Paula, essa foi a gota d’água para a saída da Minsitra Marina Silva.
Sob a ótica do legislativo, durante a reunião ordinária da Comissão, ainda que nem todos sejam simpatizantes políticos da Ministra Marina Silva, foi consensual a grande pressão sofrida por ela durante as negociações, nem sempre bem sucedidas, da causa Ambiental como prioridade de governo e principalmente a destinação dada ao Plano Amazônia Sustentável (PAS). "Espero que o governo tenha agido corretamente quando resolveu fazer essa troca", questionou o deputado Wandenkolk Gonçalves ( PSDB/PA) ao reafirmar a necessidade de arguir o Ministro Mangabeira Unger sobre a coordenação do PAS no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como proprosto pelo deputado Nilson Pinto.
Hoje a preocupação está voltada para o o andamento das discussões e busca pela integração dos setores envolvidos num momento delicado da questão ambiental do país. Com a realização da Audiência Pública, para entender o PAS e as mudanças no Ministério, a Comissão pretende amenizar as problemas que tendem a se agravar com o corte brusco nas perspectivas ambientais, inclusive no contexto internacional. "Marina Silva já era uma grife para o Meio Ambiente", afirma o deputado André de Paula ao lamentar a saída da Ministra como uma perda substancial.
A Audiência Pública deve acontecer na próxima quarta (21/05), às 10 horas, no Plenário 2, Anexo II da Câmara dos Deputados e será realizada pelas Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Amazônia Integração Nacional e de Deselvolvimento Regional.
Ana Inês
Da Comissão de Meio Ambiente