2007-06-12Agenda Socioambiental no Congresso Após 15 Anos da Rio-92

Seminário faz balanço dos 15 anos da Rio-92

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promoverá, nesta quinta-feira 14, o seminário “Agenda Socioambiental no Congresso Após 15 Anos da Rio-92”. O objetivo é atualizar as metas do Parlamento 15 anos após a Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92.
O requerimento para a realização do debate foi apresentado pelo presidente da comissão, deputado Nilson Pinto (PSDB-PA). Ele lembra que após a Rio-92 a Câmara realizou dois seminários sobre a contribuição da Câmara na legislação ambiental. Com o aquecimento global e o aumento da complexidade da agenda socioambiental, Nilson Pinto acredita que esse papel deve ser novamente discutido.

O seminário será realizado a partir das 9 horas, no Anexo II, Plenário 8.

Programação


9 horas – Café da manhã, com lançamento do Projeto Florelos.

9h30 - Painel 1: Comparando diretrizes: salvar florestas para manter a biodiversidade (1992) X mudar hábitos para salvar o planeta e nós mesmos (2007).
Presidente e debatedor: deputado Nilson Pinto (PSDB-PA).
Expositores: professor do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília, Donald Sawyer; ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade das Nações Unidas, Anthony Gross; e editor do Caderno de Ciências, do jornal Folha de S.Paulo, Cláudio Ângelo.

11h15 - Painel 2: O legislativo e o socioambientalismo: lições aprendidas e desafios futuros - a Rio-92 e seus desdobramentos sobre o Legislativo.
Presidente e debatedor: deputado Edson Duarte (PV-BA).
Expositores: diretor de Políticas Públicas do Greenpeace, Sérgio Leitão; deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP); e gestora do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Iara Pietricovsky de Oliveira.

14h30 - Painel 3: O Legislativo e as mudanças climáticas.
Presidente e debatedor: deputado Fernando Gabeira (PV-RJ).
Expositores: deputado Antonio Carlos Mendes Thames (PSDB-SP); ex-deputado federal constituinte e coordenador da campanha Y Ikatu Xingu, do Instituto Socioambiental, Marcio Santilli; e coordenador de Pesquisas do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, Paulo Montinho.

16h15 - Painel 4: Cerrado: áreas protegidas, uso sustentável e agronegócio.
Presidente e debatedor: deputado Sarney Filho (PV-MA).
Expositores: pesquisadora do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília, Mercedes Bustamante; gerente de Pesquisas Ecossociais no Cerrado, do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Nurit Bensusan; coordenador da Rede Cerrado, Braulino Caetano dos Santos; e secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco.