2008-04-16 Parlamento Norueguês debate investimento no Brasil

2008-04-16 recepção dos Noruegueses

Dep.Giovanni Queiroz (PDT/PA), dep. norueguês Reidar Sandal (líder do comitê/Partido Trabalhista), dep. Andre de Paula (DEM/PE), Sra.Turid Elsébio (Enbaixadora da Noruega), Dep. Maria Helena (PSB/RR)

 

As Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional recebem delegação do parlamento norueguês e discutem como os investimentos de 5 bilhões de reais, definidos na Conferência de Bali (2007), podem ajudar no controle do desmatamento da Amazônia e em outras ações do meio ambiente.

O encontro entre parlamentares brasileiros e noruegueses aconteceu nesta quarta (16/04), com o objetivo de fortalecer as relações entre os dois países. Segundo o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputado André de Paula (DEM/PE), "uma oportunidade de discutir temas transcontinentais, a exemplo da preservação da Amazônia, como patrimônio mundial".

Dentre os principais questionamentos políticos feitos pelos parlamentares noruegueses estavam o funcionamento das Comissões, o modelo das votações em plenário e o sistema brasileiro de eleições. Questionaram sobre os maiores desafios políticos e econômicos e se mostraram preocupados em como serão aplicados e fiscalizados os investimento norueguês no Brasil. "Estamos comprometidos e manteremos a preocupação com o Meio Ambiente" afirmou o líder do Comitê de Finanças do Parlamento Norueguês, Reidar Sandal, ao enfatizar o interesse de seu país em manter vínculo estreito com o Brasil.

Ao ilustrar para os parlamentares visitantes o panorama geopolítico e social da Amazônia Legal o deputado Homero Pereira (PR/MT) enfatizou o dilema das atuais discussões acerca do tema " nosso grande desafio hoje é produzir leis que compatibilizem produção e preservação", afirmou o parlamentar ao dar ênfase à necessidade de atenção de políticas públicas voltadas à população da região, além do destaque aos recursos naturais. Respondendo ao questionamento sobre a aplicação e fiscalização dos recursos noruegueses o deputado Homero Pereira esclareceu que o Brasil é detentor de um sistema de georeferenciamento disponível em Rede, onde estão dispostos todo o monitoramento das ações e gastos realizados.

Ainda sobre a temática desenvolvimento x preservação, o deputado André de Paula considerou que, hoje, todo e qualquer programa e ação do governo não pode deixar de levar em consideração as questões ambientais." Este é nosso legado para as futuras gerações", afirma o Presidente da Comissão.

 

Texto Ana Inês
Foto Elton Bonfim