2008-04-08 Audiência discute combate ao desmatamento
Câmara e Senado discutem em Audiência Pública, nesta Quarta (09/04) ações para combater o desmatamento na Amazônia. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) os maiores índices de desmatamento abrangem os estados do Mato Grosso (53,7%), Pará (17,8%) e Rondônia (16%), exatamente onde são registradas áreas com seca prolongada e maior avanço da exploração agrícola e pecuária.
A audiência conjunta foi solicitada pelos deputados Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), Fernando Gabeira (PV-RJ) e Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA) – da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – e pelos parlamentares Marcelo Serafim (PSB-AM) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) - Comissão de Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional.
Atualmente são utilizados alguns sistemas , a exemplo da Detecção de Extração Seletiva de Madeira, com o DETEX, e da Detecção em Tempo Real, com o DETER. São sistemas de importância e eficiência reconhecida mundialmente, utilizados para o monitoramento das áreas e para projeção estratégica de medidas a serem tomadas dentro do Programa de Monitoramento e Desenvolvimento da Amazônia (PRODES).
Segundo especialistas, a metodologia do INPE é fazer monitoramento entre o 2° semestre do ano anterior e o 1° semestre do ano vigente, por conta das próprias mudanças climáticas. Isso significa que a taxa anual de desmatamento em 2008 será dada a partir do próximo mês de julho.