Sistema de controle de cinto de segurança será discutido em audiência

A Comissão de Legislação Participativa realiza audiência pública hoje para discutir a implantação do Sistema Externo de Controle do Cinto de Segurança. O debate foi proposto pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS).
24/06/2010 09h55
O sistema, idealizado pelo empresário Renato Azevedo, é um mecanismo elétrico para indicar o uso do cinto de segurança por motoristas e passageiros, por meio de lanternas de sinalização externas e no painel de automóveis. De acordo com Azevedo, o sistema permitirá que agentes de fiscalização visualizem a distância e sem parar o veículo, quem e quantos ocupantes de um veículo estão utilizando o cinto de segurança.

O deputado Paulo Pimenta afirma que o mecanismo contribuirá para estimular o uso do cinto de segurança e, consequentemente, reduzir as mortes em acidentes com automóveis. Ele cita dados que mostram que o cinto de segurança reduz em 50% as mortes em acidentes de trânsito.

Foram convidados para o debate:
- o empresário Renato Azevedo;
- a presidente da ONG Alerta, Lisette Feijó;
- o médico Cléris Casagrande,  representante da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet);
- Adriano de Oliveira, representate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu);
- o presidente do Sindicato de Centros de Habilitação de Condutores Auto e Moto Escolas do Estado do Rio Grande do Sul, Edsom Luís da Cunha; e
- Milton Walter Frantz, da Coordenadoria-Geral de Infraestrutura de Trânsito do Departamento Nacional de
Trânsito.

A audiência está marcada para as 9 horas no plenário 3.

*Matéria atualizada em 24/07.

Agência Câmara
Da Redação/PCS