Sinal digital da TV Câmara em Brasília entrará no ar em junho
A secretária de Comunicação da Câmara, Sueli Navarro, anunciou hoje que o sinal digital da TV Câmara em Brasília entrará no ar em junho. No seminário “Participação Popular no Parlamento do Século 21”, promovido pela Comissão de Legislação Participativa, Navarro destacou que o canal digital permitirá que quatro programações simultâneas sejam transmitidas – possibilidade que é chamada de multiprogramação. Como exemplo, ela citou a possibilidade de transmissão simultânea dos trabalhos de quatro comissões.
A secretária de Comunicação ressaltou que a transmissão em sinal digital também traz o ganho da interatividade, com a realização de enquetes, por exemplo. “A grande novidade do modelo de TV digital adotado no Brasil é a interatividade, por meio do programa Ginga”, explicou.
Segundo Navarro, a portabilidade (possibilidade de a TV ser assistida em dispositivos móveis) é outro ganho possibilitado pelo modelo de TV digital adotado no Brasil - que foi o modelo japonês, com o acréscimo do Ginga. A secretária acrescentou ainda que, para possibilitar a interatividade, a TV Câmara deverá usar como canal de retorno a banda larga. “Daí a importância para nós do Plano Nacional de Banda Larga.”
O sinal digital da TV Câmara já está no ar em São Paulo. Hoje, em Brasília, a TV Câmara está disponível em sinal analógico UHF; pela TV a cabo (NET); e pelo satélite (Sky, Telefônica e Embratel), além das antenas parabólicas. “A TV aberta ainda é muito importante, pois chega a quase 100% dos domicílios”, ressaltou Navarro.
O objetivo de Secretaria de Comunicação é universalizar o sinal da TV Câmara, deixando-o acessível a todos os cidadãos brasileiros, em todos os municípios. “O brasileiro tem o direito de ver a TV Câmara, sem pagar nada”, disse. Navarro explicou que os sinais da TV Câmara e de outras TV públicas devem ser distribuídos por um operador de rede de infraestrutura compartilhada.
O seminário prossegue no auditório da TV Câmara. O evento foi proposto pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que preside o grupo de trabalho sobre os canais de participação da Câmara dos Deputados.
Tempo real:
Edição – Pierre Triboli