Seminário sobre o pedagogo Paulo Freire entra na pauta da CLP
Paulo Freire criou um método de ensino no qual a educação é concebida como uma ferramenta essencial para a transformação da sociedade. Ele era contra o formato tradicional de educação, pela simples transferência de conhecimento. O pedagogo propôs um método em que professores e alunos dialogaam e o aprendizado se faz com base nas necessidades diárias reais dos alunos.
Esse plano de ensino inspirou o Plano Nacional de Alfabetização, que chegou a ser criado por meio de um decreto assinado pelo presidente João Goulart. Porém, foi interrompido pela ditadura militar em 1964.
“A existência, pelo mundo afora, de milhões de pessoas dedicadas à prática educacional libertadora constitui garantia suficiente de que seu nome e sua obra não serão esquecidos. Assim como, para o Estado democrático, todos são sujeitos da política, para a educação democrática, todos são sujeitos do conhecimento”, afirma Luiz Erundina.
A CLP também aprovou a realização de audiência pública para discutir a paralisação das obras, edital de concessão de uso e funcionamento do Hospital Regional de Governador Valadares (MG), proposta pelo deputado Leonardo Monteiro (PT/MG). Outro encontro deve discutir as condições da prestação de serviços de saúde na modalidade Home Care, solicitada pelos deputados Erika Kokay (PT/DF) e Rogério Correia (PT/MG).
Sugestões
A CLP recebe sugestões da sociedade civil, para a possível elaboração de projetos de lei.
Nesta terça, foi aprovada a sugestão da Associação Energia Solar Ocidental, que propõe projeto de lei para proibir a circulação e revenda de produtos não sustentáveis como serpentinas, confetes e Glitter em festas no país.
Foi rejeitada a sugestão do Sindicato dos Trabalhadores de Serviços Gerais Onshore e Offshore de Macaé, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Conceição de Macabu, Quissamã e Carapebus (RJ), para elaboração de um PL, que propunha que acordo extrajudicial entre empregado e empregador tivesse força de lei e não pudesse ser revogado pela Justiça.
Pedro Calvi / CLP