Presidente de comissão reforça participação da sociedade civil e abre debate sobre PEC
Após analisar todos os requerimentos do dia, parlamentares presentes ouviram a professora Marcileide Pimenta, presidenta de coletivo que pressiona o legislativo pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição. A PEC propõe alterar o artigo 37 da Constituição Federal para autorizar a acumulação remunerada de um cargo de professor com outro de qualquer natureza.
Os debates na reunião refletiram demandas da sociedade civil organizada, com foco em temas como trabalho, saúde e meio ambiente. Cinco requerimentos foram aprovados por unanimidade, todos prevendo audiências públicas ou seminários:
- Audiência para discutir o plano de saúde de aposentados do Banco Itaú Unibanco e da Fundação Saúde Itaú, proposta pela deputada Erika Kokay (PT-DF).
- Debate sobre as condições de trabalho de controladores de tráfego aéreo, também de autoria de Erika Kokay.
- Discussão sobre a COP 30, a crise climática global e o tratado sobre plásticos, outra iniciativa de Kokay.
- Análise da implementação da Lei nº 14.878/2024, que cria a Política Nacional de Cuidado a Pessoas com Alzheimer, apresentada pelo deputado Glauber Braga (PSOL-RJ).
- Seminário sobre conflitos rurais e urbanos em Sergipe, sugerido pelo deputado João Daniel (PT-SE).
Antes de encerrar a sessão, Fred Costa, presidente da CLP, reiterou seu compromisso em atender a todos os parlamentares que apresentarem propostas legítimas à Comissão de Legislação Participativa, conforme previsto no Regimento Interno. A reunião reforçou o papel da comissão como ponte entre o Legislativo e os movimentos sociais.
Gilson Vasconcelos Dobbin (Comunicação CLP) com revisão de Daniele Lima Revoredo