O Projeto de Lei 7977/10 da Comissão de Legislação Participativa é aprovado

O Projeto de Lei 7977/10, da Comissão de Legislação Participativa, proposto por sugestão do Conselho de Defesa Social do município de Estrela do Sul (MG), foi aprovado nesta quarta-feira (24), na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, que acrescentou à proposta a gratuidade da certidão de antecedentes criminais.
26/08/2011 15h40

O Projeto dispõe sobre a emissão de certidão de antecedentes criminais e de atestado de pena a cumprir e obriga os estabelecimentos penais a prestarem informações periodicamente acerca de pessoas que neles se encontrem presas.

Os presídios deverão elaborar todo mês uma listagem com os nomes dos presos, a data de início do cumprimento da pena, o dispositivo penal infringido e a modalidade da prisão de cada um deles. A lista será encaminhada à Justiça, ao Ministério Público, à Defensoria Pública, à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a outros órgãos responsáveis pela prestação de assistência jurídica a detentos. Atualmente, a lei não prevê qualquer obrigação quanto à manutenção de listagem atualizada de presos.

 

A proposta, que tramita em regime de prioridade , segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, para análise de constitucionalidade e mérito. Depois, será votada no Plenário.

Íntegra da proposta: