CLP vai discutir problemas nos serviços de assistência social no Distrito Federal

Nesta terça (15/6), a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados (CLP) aprovou, em reunião deliberativa, a realização de audiência pública para discutir os desafios para a execução das políticas de assistência social no Distrito Federal e os impactos na prestação dos serviços à população. A proposta é de autoria das deputadas Natália Bonavides (PT/RN) e Erika Kokay (PT/DF).
15/06/2021 14h36

Sindasc

CLP vai discutir problemas nos serviços de assistência social no Distrito Federal

No DF, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) é responsável pela execução das políticas de assistência social. O trabalho é feito por meio da prestação de serviços e benefícios para, por exemplo, enfrentar a pobreza e prover condições para atender contingências sociais.
Porém, um relatório de auditoria da Controladoria-Geral do Distrito Federal, de 2019, identificou "dificuldades, precariedades e carências" na rede de assistência social do Distrito Federal.
Entre os problemas encontrados estão demora na entrega de cestas básicas emergenciais e falta de transparência e planejamento na oferta desse serviço; vagas insuficientes para demanda nos centros de acolhimento e para acomodação das equipes de profissionais; ausência de unidades para pernoite temporário e a falta de unidade especifica para tratamento de pessoas demandantes da política de saúde mental e com uso abusivo de álcool e outras drogas.
“Essa conjuntura se mostra ainda mais dramática diante do elevado aumento na demanda pelos serviços socioassistenciais por causa dos impactos da Covid-19. Então, é fundamental discutir os desafios para a execução das adequada de políticas de assistência social no Distrito Federal”, afirma Erika Kokay.
Ainda não há data definida para realização da audiência pública.

Pedro Calvi - CLP