Marco Maia levará pedido de enfermeiros ao Colégio de Líderes

Representantes de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem pediram há pouco ao presidente da Câmara, Marco Maia, a inclusão, na pauta do Plenário, da proposta de redução, de 40 para 30 horas, da carga semanal de trabalho dessas categorias, prevista no Projeto de Lei 2295/00. Marco Maia disse que vai levar a reivindicação ao Colégio de Líderes.
03/05/2011 20h50

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná, Montgmery Benites, que participou do encontro, afirmou que o estresse de lidar constantemente com a dor e o sofrimento dos pacientes tem causado afastamento de muitos enfermeiros para tratar da própria saúde.

Segundo ele, a resistência dos empregadores diante do aumento de despesas para contratação de novos funcionários não se justifica, pois os novos gastos equivaleriam aos que hoje já é despendido no pagamento de enfermeiros afastados, por até um ano, em razão de depressão e outras doenças psicológicas.

Também participaram da reunião:
- o presidente da Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Carlos Neri da Silva;
- o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, José Lião de Almeida;
- a presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros, Solange Aparecida Caetano;
- a representante da Associação Brasileira de Enfermagem Simone Peluso.

Os profissionais participaram do Seminário Nacional sobre as Condições de Trabalho na Saúde, um evento organizado pela Comissão de Legislação Participativa, no auditório Nereu Ramos.

O seminário foi suspenso para o almoço e será retomado à tarde.

Continue acompanhando esta cobertura.