Legislação Participativa debate os 20 anos de terceirização no Brasil
“Indubitavelmente, o assunto em comento é atual e relevante para a sociedade brasileira, merecedor de toda a atenção, pois tanto os órgãos da Administração Pública como as empresas do setor privado podem ser beneficiados pela terceirização dos seus serviços, de forma eficiente, nos termos da Constituição Federal”, disse o relator da sugestão que deu origem ao evento, deputado Lincoln Portela, presidente da CLP.
O evento será realizado a partir de sugestão formulada pelo Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra, Trabalho Temporário, Leitura de Medidores e Entrega de Avisos do Estado de São Paulo (Sindeepres).
O Sindeepres informou que a aprovação de uma lei que regulamente a terceirização é uma demanda histórica dos trabalhadores terceirizados. O sindicato acrescentou, ainda, que o Congresso Nacional está debatendo, frequentemente, a necessidade de regulamentação da terceirização. Outro fator para debate é a grande demanda judicial, na área trabalhista.
Tramitam na Câmara várias proposições que tratam da matéria, a exemplo da PEC nº 133/12, do PL nº 4115/12 e do PL nº 4.330/04, de autoria do deputado Sandro Mabel, que dispõe sobre o contrato de prestação de serviço a terceiros e a relação de trabalho dele decorrentes.
Convidados
- Almir Pazzianotto Pinto, ex-ministro do Trabalho;
- Márcio Pochmann, Economista e Professor;
- Genival Beserra Leite, Presidente do Sindeepres;
- Confederação Nacional da Indústria;
- Confederação Nacional do Transporte;
- Ministério Público do Trabalho;
- Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho.
Interatividade
Durante a realização do Seminário sobre os 20 anos de Terceirização no Brasil, o portal e-Democracia, da Câmara, vai realizar uma discussão online, em tempo real, por meio de um link, para que internautas possam fazer comentários e sugestões sobre os assuntos em debate na Comissão de Legislação Participativa.
Assessoria de Imprensa da Comissão de Legislação Participativa