Impacto de rompimento de barragens segue na pauta da Câmara dos Deputados

Comissão externa da Câmara dos Deputados sobre rompimento de barragens reúne-se na terça-feira (21) para discutir como está a saúde da população atingida pelos crimes socioambientais nas bacias dos rios Doce e Paraopeba, em Minas Gerais.
17/03/2023 11h30

Lucas Hallel

Impacto de rompimento de barragens segue na pauta da Câmara dos Deputados

Em 2015, a região ao redor do rio Doce foi afetada pelo rompimento da barragem do Fundão, de propriedade da mineradora Samarco, no município de Mariana – o episódio causou a morte direta de 19 pessoas.

Quatro anos depois, ocorreu o rompimento, em Brumadinho, da barragem da mina Córrego do Feijão, controlada pela Vale, ocasionando a morte de 270 cidadãos (três permanecem desaparecidos).

A Câmara dos Deputados também atuou no Desastre de Brumadinho por meio de Comissão Externa. Coordenada pelo atual presidente da Comissão de Legislação Participativa, Deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), a Comissão relatou as demandas da população e incentivou a construção de uma nova legislação, tornando um marco na história da mineração brasileira, que dará voz aos atingidos, aos familiares e à população de Brumadinho, além de fiscalizar cada etapa da tragédia e apurar os crimes.

As comunidades atingidas pelos dois casos lutam na Justiça pelo recebimento de indenizações.

 

Com informações da Agência Câmara de Notícias