Comissão de Legislação Participativa recebe projeto de iniciativa popular por mais verba na saúde

O projeto de lei de iniciativa popular que destina 10% da receita bruta da União ao Sistema único de Saúde vai começar a tramitar na Câmara dos Deputados pela Comissão de Legislação Participativa (CLP). O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, fez o despacho da proposta para a comissão na última sexta-feira, 16. O relator da matéria no colegiado será o presidente da comissão, deputado Lincoln Portela.
20/08/2013 15h34

Augusto Henriques/CLP

Comissão de Legislação Participativa recebe projeto de iniciativa popular por mais verba na saúde

Projeto de iniciativa popular do Saúde+10 começa a tramitar na Câmara pela Comissão de Legislação Participativa

A previsão é que a proposta esteja pronta para a pauta da CLP em até 10 sessões ordinárias da Câmara dos Deputados. Em seguida, a sugestão legislativa será colocada para votação pelo colegiado. Em caso de aprovação do parecer, a sugestão será transformada em projeto de lei e continuará a tramitação pelas comissões temáticas da Câmara.

No início de agosto, o Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, o Saúde+10, entregou mais de 1,8 milhão de assinaturas de apoio à proposta à presidência da Câmara. Na ocasião, o deputado Henrique Eduardo Alves informou que o projeto seria encaminhado à CLP.

O movimento é integrado por mais de 100 entidades, entre elas, o Conselho Nacional de Saúde, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A Comissão
Criada em 2001, é na Comissão de Legislação Participativa que a sociedade, por meio de qualquer entidade civil organizada, ONGs, sindicatos, associações ou órgãos de classe, apresenta à Câmara suas sugestões legislativas, que vão desde propostas de leis complementares e ordinárias, até emendas ao Plano Plurianual e à Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Íntegra da Sugestão