CLP implementa Pauta Eletrônica para reduzir gastos e trazer agilidade aos trabalhos

A Comissão de Legislação Participativa iniciou na quarta-feira, 18, a utilização da Pauta Eletrônica nas reuniões deliberativas. O serviço informatizado permite o acompanhamento em tempo real da tramitação das matérias na comissão. Esse avanço tecnológico vai possibilitar agilidade no processo de tramitação das sugestões e gerar economia de papel para a Câmara dos Deputados.
24/04/2012 18h20

Para o presidente da CLP, deputado Anthony Garotinho (PR/RJ), a adoção desta inovação proporcionará um ganho enorme à atividade legislativa. “É um avanço porque é menos papel e trará agilidade para o conhecimento de todos os requerimentos e decisões. Então, vai ser muito bom para a agilidade dos trabalhos na comissão”, analisou o deputado.

O principal ganho com o processo eletrônico será a redução de insumos com a impressão de papel. Estima-se que, atualmente, a Câmara dos Deputados utilize cerca de 750 mil folhas de papel por mês apenas com impressão nas comissões da Casa.

Para o advento da Pauta Eletrônica, o plenário que recebe as reuniões da Comissão de Legislação Participativa foi modernizado com a instalação de modernos computadores para uso dos deputados. Estas máquinas são equipadas com monitores de última geração que permitem aos parlamentares o controle das máquinas por intermédio de toque na tela.

A Comissão de Legislação Participativa é a sétima comissão permanente que passa a executar a pauta das reuniões a partir da Pauta Eletrônica e, onde esta inovação foi adotada até agora, está acontecendo uma redução gradativa do uso de papel.

O cidadão pode acompanhar, em tempo real, a tramitação das matérias em deliberação da Comissão de Legislação Participativa no website da Câmara dos Deputados (www.camara.gov.br/pautaeletronica).

 

Assessoria de Imprensa

Comissão de Legislação Participativa