CLP faz audiência sobre 50 anos da morte de Marighella
A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta tarde sobre os 50 anos da morte de Carlos Marighella. O pedido para realização do evento é dos deputados Luiza Erundina (Psol-SP) e Jorge Solla (PT-BA).
Eles querem resgatar a trajetória de um dos principais opositores à ditadura militar, morto em 4 de novembro de 1969. "Foi assassinado em uma rua da cidade de São Paulo, numa ação comandada pelo tristemente famoso Delegado Sérgio Paranhos Fleury. Antes de liderar a Ação Libertadora Nacional, organização que enfrentou com ações armadas o regime militar", explicam os parlamentares.
Carlos Marighella foi deputado federal pelo Partido Comunista do Brasil, na Assembleia Constituinte de 1946. Haverá uma exposição fotográfica durante o evento para marcar a trajetória do ex-deputado.
Foram convidados para a audiência, entre outros, o filho de Carlos Marighella, Carlos Augusto Marighella; e o ex-deputado federal Emiliano José, autor do livro "Carlos Marighella, o inimigo número um da ditadura".
Participação popular
A reunião será realizada às 14h30, no plenário 3, com transmissão interativa aqui.
Agência Câmara Notícias