Legislação Participativa elege Vitor Paulo como novo presidente

A Comissão de Legislação Participativa elegeu nesta quarta-feira (16) o deputado Vitor Paulo (PRB-RJ) como presidente. Já os deputados Edivaldo Holanda Junior (PTC-MA), Dr. Grilo (PSL-MG) e Jânio Natal (PRP-BA) foram escolhidos, respectivamente, para 1º, 2º e 3º vice-presidentes.
16/03/2011 17h25

Elton Bomfim

Legislação Participativa elege Vitor Paulo como novo presidente

Vitor Paulo: comissão foi criada para ser o "coração da Casa".

Vitor Paulo falou de sua satisfação em presidir a Comissão de Legislação Participativa no momento em que o colegiado completa dez anos de existência. O parlamentar citou frase do ex-presidente da Câmara Aécio Neves para destacar a importância da comissão. "Essa comissão é o coração da Casa", teria dito Aécio quando da criação da CLP. Essa afirmação, segundo o deputado Vitor Paulo, mostra a responsabilidade que terá a mesa eleita.

"Daremos a essa comissão o que ela precisa: empenho e dedicação. A mesa eleita fará tudo o que tem que ser feito para que as coisas aconteçam", afirmou.

A Comissão de Legislação Participativa foi criada em 2001 como um novo mecanismo para a apresentação de propostas de iniciativa popular. A comissão recebe sugestões de associações e órgãos de classe, sindicatos e demais entidades organizadas da sociedade civil, exceto partidos políticos.

Todas as sugestões são examinadas pela comissão e, se aprovadas, são transformadas em projetos de lei, que são encaminhados à Mesa Diretora da Câmara e passam a tramitar normalmente.

Perfil
O jornalista e radialista Vitor Paulo está em seu primeiro mandato como deputado federal. Ele filiou-se ao PSDB em 2001, tendo sido eleito deputado distrital pelo partido para a legislatura 2003-2006. Ele foi presidente fundador do seu atual partido, o PRB, e presidente regional no Rio de Janeiro (2009). Atualmente, é líder do PRB na Câmara.

Agência Câmara
Reportagem - Oscar Telles
Edição – Pierre Triboli