CLP e Comissão de Trabalho debatem a criação do Dia do Ultrassonografista

A Comissão de Legislação Participativa (CLP) e a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) promovem nesta terça-feira (27/11), a partir das 14 horas na Câmara dos Deputados, audiência pública para discutir a instituição da data de 21 de agosto como o Dia do Ultrassonografista. O debate acontece por iniciativa da deputada Flávia Morais (PDT-GO) e do deputado Glauber Braga (Psol-RJ).
26/11/2018 08h55

A Comissão de Legislação Participativa (CLP) e a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) promovem nesta terça-feira (27/11), a partir das 14 horas em local a ser definido na Câmara dos Deputados, audiência pública para discutir a instituição da data de 21 de agosto como o Dia do Ultrassonografista. O debate acontece por iniciativa da deputada Flávia Morais (PDT-GO) e do deputado Glauber Braga (Psol-RJ).

Eles explicam que o objetivo da criação do Dia do Ultrassonografista é exaltar a importância deste segmento profissional. O dia escolhido para a comemoração, 21 de agosto, refere-se à data em que a categoria se organizou, a partir da fundação da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia (SBUS).

O ultrassonografista é o profissional que, por meio do uso do eco produzido pelo som, vê em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do corpo humano. “Sem radiação ionizante, como acontece na radiografia e na tomografia computadorizada, o ultrassonografista faz uso de método que não prejudica a saúde do paciente, é pouco dispendioso e ideal também para avaliar a evolução fetal”, lembra Flávia Morais.

“Graças ao desenvolvimento tecnológico, esse profissional transformou a ultrassonografia num instrumento poderoso de investigação médica que lhe exige muito treinamento e extrema dedicação”, acrescenta a deputada. “Sua contribuição tem sido determinante para a saúde da mulher e das crianças, pois ele acompanha, na gravidez, o desenvolvimento do bebê desde os seus primórdios ao nascimento, avaliando aspectos morfofuncionais e permitindo, assim, a orientação de processos invasivos mesmo antes do parto”, conclui.

A audiência terá os seguintes expositores:

- Waldemar Naves do Amaral, presidente da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia e da Federação Internacional de Ultrassonografia da América Latina (FISUSAL);

- José Umberto, presidente da Associação Médica de Goiás;

- Reisson Serafim Cruz, vice-presidente da Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia; e

- Rui Gilberto Ferreira, presidente da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia. 

Os cidadãos poderão participar do debate enviando perguntas, comentários e sugestões por meio do portal e-democracia da Câmara dos Deputados.

***

Mais informações: 

Assessoria de Comunicação da CLP: (61) 3216-6696

Siga as nossas redes sociais: CLP Digital – Facebook/CLP Câmara: Twitter e Instagram.