CLP debate o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

A Comissão de Legislação Participativa (CLP) realizou, quinta-feira (07/12), no Plenário 09, do Anexo II, da Câmara dos Deputados, audiência pública para debater sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A audiência foi proposta por meio do Requerimento nº 174/2017-CLP, de autoria do deputado Chico Lopes (PCdoB/CE).
07/12/2017 16h15

A Comissão de Legislação Participativa (CLP) realizou, quinta-feira (07/12), no Plenário 09, do Anexo II, da Câmara dos Deputados, audiência pública para debater sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).  A audiência foi proposta por meio do Requerimento nº 174/2017-CLP, de autoria do deputado Chico Lopes (PCdoB/CE).

O Deputado Chico Lopes (PCdoB/CE) agradeceu a participação e preocupação da sociedade nesse debate. “ A participação dos professores na liderança é a nossa gasolina”, discursou Chico.

O Pró-Reitor de Ensino da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Vice-Coordenador da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), Wagner Roberto Batista, reforçou a consolidação do PIBID, o qual possui quase uma década de existência. “É a melhor resposta que poderíamos dar para a falta de professores”, destacou Wagner. Para ele, o programa é um alicerce para a formação de professores no país e finalizá-lo é um erro porque prova que o Brasil não tem programas de educação.

O Presidente do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (FORPIBID), Nilson de Souza Cardoso, pontuou os resultados inquestionáveis do programa como: mais de cinco mil escolas parceiras, mais de 60 mil bolsistas em iniciação à docência. Assim, na opinião de Nilson, o programa promove uma identidade com a docência, um vínculo com a escola e um diálogo entre o professor formador e o da educação básica.

 A Diretora de Relações Institucionais da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz, questionou o intenso ataque a educação e a falta de diálogo do Ministério da Educação com os professores e alunos ao cortar o programa. Para Bruna, o PIBID é uma garantia que o estudante vai permanecer na faculdade. Uma das soluções encontradas por ela para a permanência do programa seria a realização de caravanas para debater a educação pública.

A Deputada Pollyana Gama (PPS/SP) considerou a necessidade de tratar dessa questão porque percebe-se a importância da educação e do profissional para a melhoria do país. Uma das sugestões apresentadas por ela é uma avaliação diária para ver o que tem dado certo e errado no programa, como foi o caso do Ciências Sem Fronteiras. Pollyana apontou ainda que se deve verificar o motivo pelo qual o governo planeja não renovar o edital de um programa que está funcionando.

Participaram também do debate a respeito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, os deputados: Paulo Teixeira (PT/SP), Pedro Uczai (PT/SC) e Luiz Carlos Hauly (PSDB/PR).