Centenas de índios participam da instalação do grupo de trabalho sobre as terras indígenas

A Câmara dos Deputados instalou nesta tarde (18) o Grupo de Trabalho que vai buscar um acordo em torno da Proposta de Emenda à Constituição 215/2000. Centenas de indígenas de todos as regiões do país lotaram o Plenário 2 e indicaram dez representantes para participarem das reuniões que vão discutir a situação das terras indígenas.
18/04/2013 18h10

Lúcio Bernardo Jr.

Centenas de índios participam da instalação do grupo de trabalho sobre as terras indígenas

Plenário lotado para a instalação do Grupo de Trabalho

O grupo foi criado pelo presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, que designou, como mediador, o presidente da Comissão de Legislação Participativa, deputado Lincoln Portela. O grupo é composto por dez deputados e dez lideranças indígenas de comunidades como guarani kaiowá, terena, tuxá, guajajara, entre outras.

A reunião se iniciou no Plenário 5, mas devido ao grande número de índios, o deputado Lincoln Portela transferiu os trabalhos para o Plenário 2, que ficou superlotado. Durante toda a reunião, os índios entoaram vários cânticos e fizeram danças ao redor da mesa de trabalho.

Ao término da reunião, Lincoln Portela agendou a próxima reunião para o dia 14 de maio e avisou que o grupo fará reuniões mensais para debater as questões indígenas.

Assessoria de Imprensa com Agências