Câmara estuda formas de ampliar canais de participação popular

O assessor da Secretaria de Comunicação da Câmara Getsêmane Silva disse que está em estudo a ampliação dos canais de participação popular nos trabalhos legislativos. Segundo ele, a TV Câmara hoje tem audiência semanal de 6 milhões de espectadores, enquanto a Agência Câmara tem 120 mil acessos semanais. “Essas pessoas querem efetivamente participar dos trabalhos. Queremos abrir caminhos para isso”, disse, no seminário “Participação Popular no Parlamento do Século 21”, promovido hoje pela Comissão de Legislação Participativa.
31/05/2011 14h11

Os canais de participação da Câmara incluem, por exemplo, bate-papo com relatores de propostas em tramitação e enquetes sobre temas em discussão no Plenário ou nas comissões. Além disso, o usuário pode enviar opiniões para deputados citados nas matérias da Agência Câmara.

Outra forma de participação disponível é a possibilidade de envio de perguntas para as audiências públicas. Getsêmane Silva disse que, atualmente, são cerca de 5 mil participações de cidadãos por mês.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que propôs e coordenou o seminário, lembrou que outro importante canal de participação popular é o Disque-Câmara (0800 619 619). “Quase 500 mil pessoas ligaram para o 0800 da Câmara no ano passado pedindo prioridade para o projeto de lei que põe fim à assinatura básica na telefonia fixa”, relatou.

O seminário foi encerrado.