Audiência reforça necessidade de comissão para fiscalizar cartões, diz relator
“Tudo o que foi dito reforça a tese de que tem de existir um grupo de trabalho para continuar a fiscalização sobre o tema”, disse o relator. Ele garantiu que o relatório será o primeiro item da pauta da próxima reunião ordinária do colegiado – em data a ser definida.
Autor de um parecer contrário ao de Santiago, o deputado Walter Ihoshi (DEM-SP), que também solicitou a audiência, disse que as novas informações o fizeram reavaliar a sua opinião. “Ainda não tomei uma decisão definitiva, vou estudar os progressos, mas acho que tem de ser feito um trabalho grande de regulação. Preocupa-me o fato de ninguém estar tomando conta das administradoras de cartão, o que pode ser danoso para o consumidor”, afirmou.
Instituições financeiras
O relatório de Santiago também pede a aprovação do Projeto de Lei Complementar 106/07, da Comissão de Legislação Participativa, que iguala as administradoras de cartão de crédito às instituições financeiras. Assim, todo o mercado – bancos ou varejistas – passaria a estar sob controle do Banco Central.
Íntegra da proposta:
Edição – Marcelo Oliveira