2021 confirma CLP como espaço para a democracia participativa

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados (CLP) encerra as atividades de 2021 com números expressivos de atuação.
21/12/2021 09h40

Foram 223 horas de audiências públicas e reuniões deliberativas, num total de 115 encontros. No mesmo período, ocorreram 130 votações de requerimentos e sugestões da sociedade civil. Também foram divulgadas, na página da Comissão, 232 notícias entre reportagens e avisos de pauta.

Os debates seguiram diversos temas como, por exemplo, as questões ligadas aos povos indígenas, infraestrutura e serviços, saúde, a situação dos trabalhadores no país, os centenários de nascimento de dom Evaristo Arns e Paulo Freire, racismo e violência.

“A CLP é uma oportunidade ímpar para refletirmos sobre as relações entre democracia representativa e democracia participativa, em última instância, sobre o regime democrático. A participação popular direta na política não é um elemento periférico, se constitui no verdadeiro núcleo da democracia e a fonte de sua energia. O papel principal da CLP é o de contribuir para que a Câmara do Deputados se abra permanentemente ao influxo popular e de recordarmos, dia após dia, que os órgãos de representação política e democrática se alimentam de uma energia que vem de fora deles”, ressaltou o presidente da CLP, deputado Waldenor Pereira (PT/BA).

Na atual legislatura, a mesa diretora do colegiado é formada também pelos vice-presidentes Luiza Erundina (PSOL/SP), Wilson da Fetaemg (PSB/MG) e João Daniel (PT/SE).

CLP - 20 anos em defesa da democracia participativa

Este ano também marcou as duas décadas de atividade da CLP, criada em 2001 para fortalecer a democracia participativa e valorizar a participação da sociedade civil organizada no parlamento.

As sugestões enviadas pelas entidades cadastradas podem levar à elaboração de leis e até sugestões de emendas ao Plano Plurianual (PPA), à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO,) entre outras proposições. Hoje, tramitam na Comissão cerca de 60 sugestões, 39 prontas para ir ao Plenário.

Em agosto, durante as atividades de comemoração pelos 20 anos, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), enviou mensagem onde destacou que “sem dúvida, a CLP é a porta de entrada da sociedade civil no Parlamento. A criação foi muito acertada e nos coloca mais perto da sociedade civil, além de descortinar um vasto horizonte de ações para a democracia representativa”.

Conquista

“A CLP é uma conquista da democracia representativa, mesmo com os limites do poder legislativo. E esse processo se constrói em várias dimensões, principalmente como soberano, que é o povo, o poder popular”, lembrou Luiza Erundina (PSOL/SP), primeira presidente da CLP.

 

Pedro Calvi / CLP