Governador de Minas convidado para audiência pública
O governador Aécio Neves, de Minas Gerais, foi convidado a participar de uma audiência pública na Câmara dos Deputados para comentar os efeitos da crise mundial e as experiências aplicadas na administração estadual mineira. O convite foi aprovado hoje (01) pela Comissão de Legislação Participativa a partir de um requerimento apresentado pelo deputado Waldir Maranhão (PP-MA). Aécio Neves foi o responsável pela criação da CLP em 2001 quando presidia a Câmara Federal.
A audiência em data a ser fixada, pois depende da agenda do governador, será a primeira de uma série que vão acontecer neste ano sobre temas de impacto social. Os deputados pretendem convidar representantes de entidades e do poder público. “Vamos debater questões como o PAC, o programa de casas, lançado recentemente pelo governo federal, sob a ótica social”, disse Maranhão.
No requerimento aprovado por unanimidade Waldir Maranhão explica que a visão de que o mercado resolverá todos os problemas da sociedade e que a área de atuação dos governos deve ser continuamente reduzida foi “enterrada” nos últimos dias. “Em sua configuração atual, a crise econômica pede mais investimentos públicos, apoio do governo na forma de isenções fiscais e estímulo social, além de políticas sociais e de proteção do emprego”.
Maranhão acredita que a Comissão de Legislação Participativa tem condições de funcionar como câmara de ressonância para transmissão de idéias e sugestões. O governador de Minas Gerais, segundo o deputado, tem marcado sua administração por um esforço deliberado e “bem sucedido” de modernização da atuação do Estado, “nos campo social e econômico, para em audiência pública expor suas idéias”, esclarece.