Deputados definem ações da CLP para 2009
Os deputados da Comissão de Legislação Participativa definem na próxima semana as estratégias de ação para este ano. As sugestões foram apresentadas hoje (26) pelas entidades não governamentais numa audiência pública e se completam com as idéias dos parlamentares que tem o objetivo de ampliar a participação da sociedade organizada na Câmara dos Deputados.
O próprio presidente da Comissão, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), apresentou sete sugestões, uma das quais já foi aprovada na reunião ordinária de quarta-feira. A CLP vai incentivar a criação de comissões parecidas nas câmaras municipais e nas assembléias legislativas como forma de incentivar a apresentação de projetos de lei pela própria sociedade, independente da indicação parlamentar.
As propostas da Comissão de Legislação Participativa serão apresentadas no dia 2 de abril ao presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP). Naquela data ele vai se reunir com os presidentes das comissões permanentes para uma avaliação das atividades parlamentares nas comissões.
"Uma de nossas reivindicações – diz Waldir Maranhão – é a prerrogativa da CLP apresentar emendas ao Orçamento Geral da União, garantindo assim a participação das entidades representativas na distribuição dos recursos públicos". A comissão é a única entre as 20 comissões permanentes a não sugerir emendas ao Orçamento.
O presidente da Comissão explica que as propostas buscam se alinhar, sobretudo, com o momento atual: uma extensa crise econômica, associada a mudanças políticas e sociais. "Elas visam dotar a comissão de meios e condições para contribuir com o processo de transformação do país", explica.