Comissão aprova seminário sobre guardas municipais e audiência sobre agrotóxico
Guardas municipais de várias partes do país estarão reunidos em Brasília no primeiro Seminário Nacional sobre Guardas Municipais. O evento foi aprovado hoje (25) à tarde pela Comissão de Legislação Participativa e partiu de um requerimento do deputado Dr. Talmir (PV-SP). Na reunião ordinária também foi aprovada uma audiência conjunta com as Comissões de Meio Ambiente e Seguridade Social e Família para discutir a utilização de agrotóxicos nas lavouras.
O requerimento foi apresentado pelo deputado Fernando Ferro (PT-PE). Ele disse que o Brasil é o pais que mais usa agrotóxico no mundo e que produtos químicos, proibidos na Europa, são usados no país com apoio de autoridades. "Há um grave prejuízo da saúde, porque não são defensivos agrícolas, mas venenos", observa. A Comissão de Legislação Participativa aprovou a convocação de representantes do Conselho Nacional de Alimentação para prestar esclarecimentos sobre a qualidade da comida que o brasileiro consome.
Os deputados concordaram também com o envio de uma correspondência à presidência da Câmara dos Deputados. Nela, será questionado se os produtos utilizados nos restaurantes concessionários da Casa utilizam produtos livre de agrotóxico. "Queremos ter certeza da qualidade dos produtos em nossos restaurantes", explicou o presidente da CLP, deputado Waldir Maranhão (PP-MA).
Seminário –
O deputado Dr. Talmir prevê que pelo menos mil guardas municipais devem participar do seminário nacional. O evento será realizado no dia 14 de maio no auditório Nereu Ramos. No Brasil, segundo o parlamentar, há pelo menos 70 mil desses profissionais que são encarregados da proteção do patrimônio público, mas em diversos casos colaboram com as polícias civis e militar como na capital paulista.