Comissão aprova diligência em BR de Minas Gerais
A Câmara dos Deputados vai verificar os motivos da paralisação das obras de construção da ponte sobre o rio Manhuaçu, na BR-259, em Minas Gerais, que estaria em vias de desabar. O requerimento para realização da diligência foi aprovado hoje (20) na Comissão de Legislação Participativa. A investigação será realizada em conjunto com a Comissão de Viação e Transporte.
O autor do requerimento, deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), explica que a rodovia é o principal eixo de ligação entre a região Leste Mineira com o estado do Espírito Santo. "É importante lembrar que a BR-259 junto a Estrada de Ferra Vitória-Minas, são as principais vias de escoamento da riqueza econômica, sobretudo mineral, do corredor Leste".
Monteiro lamenta que há um "jogo de empurra" entre o governo do estado e o DNIT sobre a jurisdição do trecho onde se localiza a ponte interditada devido a existência de "um enorme buraco". O parlamentar diz que a obra foi paralisada uma semana depois de iniciada porque o Tribunal de Contas da União encontrou uma série de irregularidade.
Os recursos para a construção da ponte, no valor de R$ 3,1 milhões, já foram liberados através da Medida Provisória 282, que abriu crédito extraordinário de R$ 57,5 milhões para o Programa Emergencial de Trafegabilidade e Segurança nas Estradas.