CLP realiza audiência sobre agrotóxico
A Comissão de Legislação Participativa realiza em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente audiência pública sobre o uso de agrotóxicos nas lavouras no dia 30 de abril. Na reunião de hoje (15) a CLP aprovou convite à Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco para, em companhia de especialistas e representantes do governo, discutir propostas para reduzir o uso de pesticidas na lavoura.
A proposta foi apresentada pelo deputado Fernando Ferro (PT-PE). Ele disse que um relatório elaborado pela Anvisa demonstrou o uso abusivo de agrotóxico na lavoura e sintomas de saúde grave em agricultores pernambucanos. Os maiores problemas estariam ocorrendo nas regiões de plantio de cana de açúcar e no médio São Francisco.
Ferro disse que a participação dos trabalhadores rurais no debate é importante para “dar ouvidos aos atores” no campo. O parlamentar acredita que o Brasil é o país que mais usa agrotóxico no mundo e que produtos químicos, proibidos na Europa, são usados no país com apoio de autoridades. "Há um grave prejuízo da saúde, porque não são defensivos agrícolas, mas venenos", observa.
Para o deputado Waldir Maranhão (PP-MA), que presidente a Comissão de Legislação Participativa, a audiência conjunta serve para “consolidar o papel no momento em que a sociedade busca seus destinos”.