Audiência vai debater futuro das universidades

02/04/2009 14h20

Três especialistas em educação superior e a secretária de Ensino Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, serão convidados a participar de uma audiência pública na Comissão de Legislação Participativa sobre o papel estratégico das universidades no desenvolvimento nacional. A proposta foi aprovada com o intuito de ampliar os temas relacionados à reforma universitária, que será analisada por uma comissão especial a ser instalada na próxima semana e que tem como relator o deputado Waldir Maranhão (PP-MA), presidente da CLP.

A audiência pública será realizada simultaneamente pela CLP e Comissão de Educação e Cultura, que já tinha aprovada reunião semelhante no ano passado. Naquela ocasião, a data não foi definida, porque não havia coincidência de agenda entre a comissão e os convidados.

O requerimento apresentado pelo deputado Waldir Maranhão e aprovado na quarta-feira (01) pela Comissão de Legislação Participativa acrescenta à lista de palestrantes Luiz Pionguelli Rosa (ex-presidente da Andes), Cláudio de Moura Castro (ex-consultor da Organização Internacional do Trabalho), e Rodolfo Joaquim Pinto da Luz (ex-presidente do Crub). Por sugestão da deputada Emília Fernandes (PT-RS) foi acrescentado o nome da secretária de Ensino Superior.

Waldir Maranhão explica que embora promissoras as medidas adotadas pelo Ministério da Educação, "entendemos que elas constituem pontuação que não delineiam um projeto estratégico para a universidade brasileira, o que seria objeto de debate com renomados educadores convidados, todos com expediência institucional e acadêmica reconhecidos".

Ele acrescenta que a audiência pública deve permitir que o Parlamento possa opinar e contribuir com os parâmetros que julgar necessários. "Poderá estabelecer um projeto estratégico para o ensino superior e, servirá de valioso subsídio para a comissão da reforma universitária".