Seminário em Curitiba exige elaboração de um marco regulatório para a profissão de terapeutas naturistas

11/12/2008 04h15

Seminário terapeutas pr

A Assembléia Legislativa do Paraná recebeu, no dia 5 de dezembro, a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, que realizou ali Seminário Para Debater sobre o Reconhecimento da Profissão de Terapeutas Naturais.
Sob a presidência do deputado federal Angelo Vanhoni, o evento reuniu cerca de 30 convidados, entre terapeutas naturalistas e entidades de classe.
Compuseram a Mesa os senhores José Rodrigues Fagundes Filho – Professor, Escritor, Pesquisador e Terapeuta Naturista; Milton Alves – Presidente do Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturalistas – SINATEN; Octavio Ulysseia – Diretor-Geral da Faculdades Integradas Espírita – Unibem e Rubens Bendlin – Representante da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná.
Foram apresentados dados sobre as conquistas e projetos realizados em vários Estados e Municípios do Brasil, bem como considerações sobre a necessidade da delimitação do campo de atuação e do reconhecimento da profissão de terapeutas naturalistas.
O  Diretor-Geral das Faculdades Integradas Espírita - Unibem, Octavio Ulysseia, ao falar sobre o trabalho da sua faculdade, ressaltou a formação de nível superior como expressão do padrão de referência de qualidade profissional do terapeuta naturista.
Rubens Bendlin, representante do Secretário de Estado de Saúde do Paraná, falou sobre as melhorias obtidas no SUS nos últimos 20 anos, principalmente em termos da redução de mortalidade infantil, tendo se manifestado favoravelmente à integração das terapias naturais ao SUS.

sem. terapeuta pr plen.

Em debate com a platéia, o tom geral foi o de queixa em relação às dificuldades que os profissionais terapeutas naturalistas encontram para exercer as atividades na cidade de Curitiba, como também as dificuldades  de concessão de alvarás para o funcionamento das clínicas de acupuntura na cidade de Curitiba, o que não acontece nas cidades circunvizinhas.
   Como conclusão do seminário, decidiu-se  sobre a necessidade da elaboração de um marco regulatório para a profissão de terapeutas naturistas, com a definição do perfil profissiográfico específico da categoria.
O Presidente do SINATEN, Milton Alves, formalizou à Comissão de Legislação Participativa, solicitação requerendo a realização de seminário semelhante no Estado de Santa Catarina.