10/09/2019 - 18:14
As Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados promovem audiência pública nesta quinta-feira com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, para obter esclarecimentos sobre a exoneração de Ricardo Galvão, da diretoria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
A audiência foi pedida por diversos deputados, entre eles Camilo Capiberibe (PSB-AP) e Edmilson Rodrigues (PSOL/PA). Eles questionam a demissão de Ricardo Galvão após a divulgação de dados sobre desmatamento da Amazônia.
Capiberibe destaca ainda que esses dados foram criticados pelo governo e classificados de sensacionalistas. Para o deputado, a real motivação da demissão deve ser conhecida pelos deputados.
O deputado Edmilson ressalta a perplexidade da alta representação da pesquisa científica no Brasil com a demissão do ex-diretor do INPE e o perigo que significa a demissão de um profissional tão competente em área tão estratégica e sensível para o país.
A vinda de Marcos Pontes atende também a requerimento da deputada Margarida Salomão (PT-MG) para que ele esclareça possíveis gastos do Ministério com viagem feita durante licença não remunerada, entre os dias 13 e 25 de julho.
A audiência com o ministro ocorre às 9h30 desta quinta-feira, no plenário 2.
- Agência Câmara Notícias, com alterações